A ELASTICIDADES DAS MARCAS – ATÉ ONDE O ELÁSTICO ALCANÇA?

 

Semana passada falamos de mudanças e da necessidade de comunicar o mercado mediante as transformações dos seus negócios. Nesta semana vamos para um novo capítulo desse tema, falando da ELASTICIDADE DAS MARCAS.

Chamamos de elasticidade a capacidade da marca de ser estendida, alongada ou ampliada para outras categorias, além da sua original.

Os projetos de alongamento de marca precisam considerar a sua singularidade e os seus objetivos, tanto de arquitetura de marca quanto de seu portfólio de produtos.

Uma marca pode atuar em segmentos diferentes, com setores e produtos distintos, operando sob os mesmos nome e identidade visual, porém, é necessário ter claro o propósito maior em que está inserida, além de entender com clareza com qual público está falando.

O erro ocorre quando uma marca, posicionada para determinados público e segmento, deseja avançar casas sem preparar devidamente sua percepção na mente do consumidor.

Por exemplo:  uma marca popular que deseja lançar novos produtos de alto valor agregado para consumidores da classe A pode fatalmente incorrer no erro e não obter sucesso nesse novo segmento, pois um único produto não mudará a percepção da sua imagem. Nem mesmo o consumidor irá pagar o mesmo preço para uma marca de imagem popular que pagaria para uma marca bem posicionada em seu segmento, ainda que o produto seja tecnicamente melhor.

Se a marca está bem posicionada e o empreendedor deseja alçar novos voos, é importante avaliar primeiramente se é adequado pensar em extensão, ou criar uma nova identidade.

Começar do zero é sempre mais complexo e exige muito mais esforço, porém, ampliar e estourar o elástico pode fazer com que a marca perca dos dois lados.

Para voar mais longe é necessário entender até onde sua marca alcança.

Grande abraço, até semana que vem!


Scheila Schuchovski

Diretora da Xok Branding. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

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