MARCAS & NEGÓCIOS

 

 

O maravilhoso mundo das possibilidades.

 

Nada mais gratificante do que ver uma OBRA realizada. O dia a dia do arquiteto não é fácil, mas é muito interessante: escritório, clientes, reuniões, obras, fornecedores, lojas. Não há rotina na rotina, e são milhares de contatos diretos para troca de ideias todos os dias.

Lidar com pessoas de diferentes personalidades é o grande desafio da profissão e o segredo está em administrar todos os envolvidos, captando as soluções traçadas por todos para atingir o melhor resultado.

Pessoas em fase de OBRA ou de MUDANÇAS no visual de seus ambiente têm seus sentimentos despertados. Eles acordam para um mundo novo, e encantam-se com as mil e uma possibilidades.

O ponto é que lidar com SUPER EXPECTATIVAS é algo sempre muito delicado, e a primeira dica vai justamente aí:

  1. ESCUTE O CLIENTE, e procure entender como solucionar seu problema. Cada cliente tem uma expectativa. Se você tiver realmente interessado em resolver, o processo vai fluir maravilhosamente.
  2. TENHA UMA APRESENTAÇÃO DE MODELOS E CONCEITOS. Clientes precisam de orientação. Seu tom deve ser professoral. Quais os tipos possíveis de obras, as tendências, os modelos. No caso da decoração você pode ir além: tendências, paleta de cores, tipos de mobiliários, estilos – barroco, minimalista, naturalista, contemporâneo, enfim; mostre referencias para que o cliente possa apontar o caminho. Tempo investido no briefing é tempo ganho na execução.
  3. VOCÊ É O GRANDE MAESTRO, cabe a você entender os anseios, explicar o processo, debater sobre o budget, oferecer uma noção sobre valores gerais e alinhar com o cliente a sua entrega frente ao processo todo. O que sempre falo a respeito da REUNIÃO 01: TUDO que for esclarecido será melhor resolvido.

Por fim, não menos importante:  SUA MARCA traduz e EXPRESSA sua imagem. Nesse mercado a IMAGEM importa muito. Sua marca precisa apresentar a ESSÊNCIA do seu trabalho.

Sua marca deve atrair ou coibir sua contratação. Um profissional bem posicionado mostra respeito por si mesmo.

 

Onde investir? Arquitetura é visual, invista em imagem:

  • Explore bem as placas de obra, elas são a etiqueta do seu produto;
  • Faça um site com uma apresentação clara do seu posicionamento;
  • Invista em todos os pontos de contato: cartões de visita, pastas, envelopes, isso mostra que você acredita em si mesmo;
  • Invista na sua imagem: assessoria de imprensa, anúncios, matérias, promova a si mesmo em torno do seu posicionamento;
  • Use as mídias sociais para dicas e inspirações, isso vai mostrar que está constantemente atualizado. Procure não expor seus clientes, eles podem não gostar. Se o fizer, consulte-os antes.

 

É isso aí, agradeço imensamente meus amigos que auxiliaram na construção dessa coluna: Eliza Schuchovki, Lucimari Takakusa de Carvalho, Renata de Bona, Rafael Kaghofer e Carolina Bonetti.

Até breve!


Scheila Schuchovski

Diretora da Xok Branding. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

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