MARCAS & NEGÓCIOS

 

 

MARCA É O QUE FALAM DE VOCÊ, DEPOIS QUE VOCÊ SAI DA SALA.

Sim você sabe bem quem é e como deseja ser percebido, porém, essa é a sua identidade. Marca, entretanto, é a sua imagem. Marca é a percepção que as pessoas têm a respeito da sua empresa, produto ou mesmo da sua pessoa.

E como você pode construir essa imagem adequadamente?

Primeiro é importante entender que tudo, absolutamente tudo que você fala, faz ou mostra é parte da construção da sua imagem. A forma que escreve, o tom, o temperamento, o comportamento, os anúncios, as fotos compartilhadas. Somos feitos de uma somatória de escolhas, e são elas que formam nossa imagem, ou seja, nossa marca.

Segundo é preciso entender que somos apenas um em meio de tantos, e que dentre milhares de assuntos, temas e tarefas do dia a dia das pessoas, temos muitas vezes uma única oportunidade de aparecer e gerar um impacto positivo.  Sendo assim, uma marca precisa de um posicionamento, de um discurso único e consistente, para que consiga propagar sem ruído seus objetivos.

Por fim, e não menos importante, marcas são feitas de pessoas para pessoas. E pessoas fecham negócios com quem acredita no que elas acreditam. Com quem dá valor para o que elas valorizam.

No mundo das grandes marcas isso funciona através das campanhas multimilionárias. No mundo do dia a dia – seja na escolha do fornecedor dos móveis ou mesmo do arquiteto da sua casa, acredito que as pessoas fazem negócios com quem comunga das mesmas crenças, dos mesmos ideais.

Para construir sua marca é preciso primeiro ser e depois parecer ser, e preservar um único discurso. Se for de verdade e se for relevante, não tenha dúvidas, sua marca será um grande sucesso.

Grande abraço!


Scheila Schuchovski

Diretora da Xok Branding. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

,,

Share