MARCAS & NEGÓCIOS

INVESTIR EM MARCA x INVESTIR EM PUBLICIDADE

Semana passada visitei um cliente inativo, com o qual temos um grande case, e ouvi a seguinte frase:

– Queremos investir na marca, mas a publicidade está muito cara.

Essa é uma percepção muito comum, porém equivocada. POR QUE?

INVESTIR NA MARCA começa muito antes da comunicação, muito antes da porta para fora da empresa.

CRIAR UMA MARCA É:

  1. Encontrar o seu PROPÓSITO;
  2. Definir com clareza o seu negócio e qual o POSICIONAMENTO desejado;
  3. Definir os seus traços de PERSONALIDADE;
  4. Criar a sua IDENTIDADE VISUAL – logotipo, papelaria, enxoval e todos os pontos de contato relacionados ao seu segmento;
  5. Criar a sua IDENTIDADE VERBAL – como ela se comunica, em que tom, de que forma;
  6. Definir o UNIVERSO dessa marca e quais os temas ela vai abordar;
  7. Definir as suas BANDEIRAS – no que ela acredita, quais as suas CAUSAS;
  8. Qual a sua Fortaleza;
  9. Qual a sua ESSÊNCIA;
  10. Qual o seu insight.

Tudo isso – e digo TUDO ISSO MESMO, porque é muita coisa – se transforma em inúmeros materiais fundamentais para construção da marca:

– MANIFESTO DA MARCA

– CULTURA DA MARCA

– BRANDBOOK – Guia Visual e Verbal da Marca

Compartilhar isso entre todos os membros da empresa cria uma sincronia fabulosa e uma grande força do crachá.

Deixar claro quem é sua marca e o que ela deseja entregar te oferece um objetivo concreto e muito mais segurança para,  então, pensar e cogitar um bom investimento em COMUNICAÇÃO.

Investir em MARCA é uma forte ferramenta de endomarketing, motivação, inspiração e muito mais. Comece hoje.

 


Scheila Schuchovski

Diretora da Xok Branding. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

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