MARCAS & NEGÓCIOS

 

DESIGN DE MARCA

Muito além do logo, o design de marca comunica a essência do seu negócio a partir de conceitos de antropologia, psicologia e história.

Você decidiu criar a sua marca, e agora? 

Faça uma profunda reflexão sobre a razão da sua existência. Descarte respostas como “para vender” ou “ganhar dinheiro”, pois elas devem ser consideradas consequências de um motivo maior.

Por que esse negócio deve existir e o que a sociedade ganha com ele? Como você deseja que a sua marca seja percebida? Que lacuna ela há de ocupar entre os players existentes? Quais são os seus valores e quais benefícios você propõe ao público?

Anote tudo isso no papel e faça desse um momento introspectivo, reflita com atenção e carinho. Uma marca é um presente, ela vai seguir ao seu lado e representar você por muitos anos.

Pesquise referências e cases, procure definir o seu DNA visual, separando o que te agrada do que te desagrada. Quais imagens te representam, quais cores combinam com a ideia: avalie tudo isso sem pressa.

Por fim, escreva o nome da sua marca e, ao lado, defina em uma única palavra, qual será o seu posicionamento. Assim como a Volvo transmite segurança e o OMO remete às roupas mais brancas, qual é a palavra de ordem da sua marca? Aponte isso com clareza, pois essa informação representa a imagem da sua marca e como ela será percebida.

A tipografia, a cor, a forma, o ícone, tudo isso comunica. Até mesmo as marcas minimalistas dizem muito. O ideal é que esse processo seja realizado junto com um profissional, porém, se não for possível, estruture todas essas informações antes de criar um design que transmita a sua reflexão.

Feliz nova marca para você!

 


Scheila Schuchovski

Diretora da Xok Marcas. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

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