MARCAS SEM PROPÓSITOS SÃO MARCAS SEM ALMA

 

Com Jaime Troiano

A coluna de hoje tem um convidado muito especial. Ele é precursor do Branding no Brasil, presidente da TroianoBranding e autor do recém-lançado livro BRAND INTELLIGENCE – Construindo marcas que fortalecem empresas e movimentam a economia”: Jaime Troiano.

Conheci o Jaime em 2012, quando decidi aprender mais sobre o fascinante mundo do Branding e entendi, naquele momento, que falar de Branding é falar de pessoas.

Jaime é, além de um grande profissional, um ser humano que sabe ouvir, extrair, entender e interpretar, transformando a voz do mercado em poderosos insights para a construção de grandes marcas.

Em recente encontro, falamos sobre a importância do PROPÓSITO para a perpetuidade das marcas e sobre o papel da Neurociência na Comunicação. Eis algumas palavras dele sobre o assunto:

Scheila: O que é propósito e por que ele é tão importante para as marcas?

Jaime: PROPÓSITO é aquilo que, há 2.300 anos, Aristóteles nos ensinou a enxergar: “Quando nossos autênticos talentos se cruzam com as necessidades do mundo, é nesse cruzamento que se encontra nossa vocação ou nosso propósito”. Portanto, propósito é uma integração do que eu EU SOU e o que eu sei fazer, com aquilo de que o mundo precisa.
Existem muitas empresas importantes no Brasil que fazem produtos e serviços de excelente qualidade, mas muitas vezes fica difícil para quem trabalha na companhia entender, afinal de contas, qual é o seu papel dentro do mundo, dentro da sociedade. Marcas que têm um propósito respondem essa pergunta mais facilmente e fazem as noites de domingo muito mais agradáveis para os seus colaboradores.

Scheila: Qual a real importância da Neurociência nos planejamentos de comunicação?

Jaime: Para entender de fato as pessoas é preciso sair da superfície do comportamento humano. O consumidor diz o que pensa, mas faz o que sente. A neurociência ajuda a entender com muito mais precisão o que as pessoas sentem. Não devemos nos contentar nunca com a primeira resposta. Quando pesquisamos o mercado, normalmente a verdade está em uma camada mais profunda.

MARCAS SEM PROPÓSITO SÃO MARCAS SEM ALMA foi o tema do nosso encontro com o Jaime e é um dos capítulos de seu novo livro, cuja leitura recomendo tanto para profissionais da comunicação quanto para empreendedores.

Didático, o livro é uma aula prática de como construir marcas de sucesso.

Grande abraço e até semana que vem.

 


Scheila Novaes Schuchovski

Diretora da Xok Branding. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

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