MARCAS & NEGÓCIOS

O que é que essas marcas têm?

Os segredos das marcas mais desejadas.

 

Nos últimos quinze anos, tenho me dedicado à construção de marcas. Entender como esse universo quase intangível transforma a economia e as pessoas, inspira os meus dias.

A busca pela identificação da essência e dos insights me permitiu observar conexões entre as marcas que são realmente capazes de atrair as pessoas, ou seja, as marcas mais desejadas.

Mas o que é que essas marcas têm?

Constatei que elas nascem predestinadas a resolver um problema. Elas têm uma história consistente, um líder obcecado por soluções inusitadas e uma razão maior de existir.

Elas têm postura, têm produto e entregam como ninguém. E, assim, despertam um sentimento de tranquilidade porque honram as suas promessas.

Posicionadas, elas entendem que o objetivo não é fazer negócios com todo mundo, mas com quem elas quiserem. Elas sabem se respeitar. Autênticas, elas têm crenças e bandeiras. Formam tribos e reúnem pessoas com valores em comum, criando um movimento grandioso.

Conectadas, elas compreendem que são feitas de pessoas e para pessoas. Elas sabem com quem estão falando e o que o seu público deseja ouvir.

O segredo? Elas têm ALMA, têm vida e uma imensa capacidade de construir o seu próprio universo e ocupar um espaço importante na mente do consumidor.

Havaianas, Absolut, Dolce&Gabana e Witka, estão entre as minhas marcas favoritas e consigo identificar nelas todos os pontos que citei acima. E você, quais são as suas marcas mais desejadas?

Grande abraço e até a próxima semana.

 


Scheila Schuchovski

Diretora da Xok Branding. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

Share