MARCAS & NEGÓCIOS

REINVENTAR É VIVER

 

VIDA NOVA. MARCA NOVA, ASSIM COMO AS ESTAÇÕES, AS EMPRESAS TAMBÉM PASSAM POR RENOVAÇÃO E MUDANÇA.

 

A delicada fase da reinvenção é um dos projetos mais interessantes de acompanhar e realizar. Os motivos podem ser diversos: novas escolhas, mudança de cenário, a chegada da segunda geração… mas reposicionar uma marca não é uma tarefa tão simples, é um processo que exige resiliência, sensibilidade e muita temperança.

O ponto um é saber o que move essa mudança, é muito comum os empreendedores identificarem com maior facilidade o que não querem mais e esse entendimento os leva a conhecer os seus objetivos, ou seja, que desejam de agora em diante.

O segundo passo é entender o cenário. Sente-se com a sua história e convide-a para tomar uma boa xícara de chá. Sem pressa e sem interrupções. Passe uma bela tarde com ela e anote todos os pontos positivos e negativos. Analise sem martírio e concentre-se no novo.

O terceiro passo é exercitar a escuta. Ouvir clientes, ex-clientes, prospects, parceiros e sociedade. Ouvir e ESCUTAR: sem julgar, sem questionar, sem autodefesa. A humildade é uma virtude fundamental para o processo de reinvenção. O objetivo da escuta é entender COMO a sua marca pode efetivamente colaborar com a vida do seu cliente e ser mais relevante.

O quarto passo é colocar no papel quais são os seus valores, crenças, metas, objetivos. As pessoas fecham negócios com quem acredita no que elas acreditam. Autenticidade e personalidade são a essência de uma boa marca.

Por fim, busque o ponto de interseção entre os desejos da sociedade e os seus, eis aí o propósito do seu novo negócio. Aproveite a jornada, ela pode ser deliciosa se você desapegar.

Acredite em você e Feliz Marca Nova!


Scheila Schuchovski

Diretora da Xok Branding. Comunicadora Social, especialista em Marketing – FAE Business School, Administração – FGV / Fundação Getúlio Vargas, e Branding – Troiano Branding.

,,,,,,

Share